consultoria organizacional

      DIAGNÓSTICO SISTÊMICO

“Empresa com alma, empresa com futuro.”

Consolidamos processos de transformação através de mudanças sistêmicas abrangentes nas organizações e em seus líderes. Colocamos a PESSOA no centro e promovemos um novo paradigma da cultura organizacional.

Ao aprender e incorporar a visão sistêmica na organização, os líderes das áreas da empresa poderão descobrir as dinâmicas latentes que se desenvolvem entre os elementos de sua organização. Sentindo as conexões críticas e descobrindo os padrões que são repetidos, possibilita gerenciar melhor a complexidade do grupo e acessar as causas dos bloqueios. Ao integrar essa nova visão em suas abordagens e decisões, eles podem orientar a organização para soluções mais duradouras, globais e integradoras.

Com este processo, os líderes obtém uma visão clara sobre a raiz de muitos sintomas e disfunções nas organizações e também fornece as chaves para entender a dinâmica negativa e resolver problemas entrincheirados. 

Os próprios princípios são criados para construir uma empresa próspera, onde os colaboradores se sentem satisfeitos e orgulhosos por pertencerem à organização, e os líderes tem uma nova compreensão da complexidade e dos relacionamentos dentro da empresa, facilitando a tomada de decisões assertivas.

      EMPRESAS FAMILIARES

Este processo permite que as empresas familiares resolvam seus problemas, conflitos e decisões em que as funções e a dinâmica familiar e empresarial se misturam, gerando disfunções ou dificuldades nos relacionamentos e nos negócios. O objetivo é encontrar as raízes da questão que permitirão à empresa desenvolver-se da maneira mais bem sucedida e satisfatória para todos.

O processo se desenvolve com 3 sessões de trabalho realizadas uma semana e um mês após a sessão inicial, respectivamente:

Sessão 1

      •  Entrevista inicial sobre o tópico ou situação a ser trabalhado; 
      •  Trabalho em grupo para diagnóstico sistêmico;
      •  Primeiras conclusões: reflexão, contraste e diálogo sobre as questões que apareceram.

Sessão 2. Relatório final e propostas de ação / solução.


Sessão 3. Supervisão do processo.

O processo baseia-se na abordagem sistêmica, especialmente na ferramenta das constelações estruturais e organizacionais. Esta abordagem concentra-se em encontrar soluções duradouras e dinâmicas saudáveis.

Entre os resultados atingidos estão o esclarecimento das questões que precisam ser resolvidas dentro da empresa e aquelas que pertencem a outra esfera pessoal/familiar; recuperação da ordem, equilíbrio e pertencimento de cada um dentro da empresa; dissolução de bloqueios; bem-estar interno dentro da empresa; soluções para orientar os dois sistemas - família e empresa - para as melhores perspectivas de prosperidade, riqueza e bem-estar.

      INOVAÇÃO E MUDANÇAS

Para dar um salto qualitativo para o futuro, é necessário realizar um processo de mudança profunda e transformação cultural. O programa Inovação e Mudança utiliza as metodologias da Teoria U para auxiliar qualquer tipo de organização a gerar os seus próprios processos de implantação de inovação e transformação, oferecendo aprendizados e desenvolvimento de respostas criativas com a participação ativa e envolvimento dos membros da organização.

 

Dependendo do tamanho e da complexidade da organização e da profundidade da mudança a ser alcançada, o processo pode durar de dois meses a dois ou três anos, com reuniões periódicas de acordo com cada fase.

Recruta-se um grupo representativo com membros da organização de diferentes níveis, com os quais serão desenvolvidas as seguintes fases: 


      1. Suspensão de esquemas e modelos do passado. 
      2. Redirecionar e abrir mente, coração e vontade. 
      3. Solte e sinta o campo inteiro. 
      4. Presença e Presente. Conecte-se com a fonte pessoal e cristalize a visão. 
      5. Aja, proteja e co-crie microcosmos estratégicos. 
      6. Incorporar e operar: alcançar novos resultados, infraestruturas, produtos e estratégias.

Outras ferramentas incluem entrevistas qualitativas individuais, oficina fundamental, passeios de aprendizagem, sessões de diálogo, encontros emergentes na natureza, prototipagem, workshops com ferramentas de comunicação, compreensão auditiva, a abertura dos modelos mentais, o trabalho em equipamentos e oficinas de cristalização e monitoramento.

No final do processo, o grupo será capaz de se dar respostas de negócios pioneiras, corajosas e criativas, além disso, o grupo vai ouvir e pensar de forma alternativa, criativa, geradora, ousando pensar além dos limites. A empresa deixará aberta a porta para o futuro e não se moverá mais empurrada pelo passado. Líderes e equipes serão capazes de apresentar soluções, produtos e estratégias não exploradas anteriormente. 

      EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE

O desenvolvimento do potencial de uma equipe é alcançado quando todos os seus componentes trabalham alinhados, com autorresponsabilidade e têm uma visão compartilhada, todos "seguem na mesma direção" porque acreditam e querem fazê-lo.

Este programa observa a dinâmica real de uma equipe e facilita a partir de uma nova maneira de funcionar, conversando e se relacionando. "Isso aumenta o desempenho de uma equipe e melhora a produtividade de suas reuniões e seu papel na empresa. Desta forma, as equipes estão experimentando essas melhorias através de reuniões de trabalho reais.

Diferentes dinâmicas serão desenvolvidas: 


      •  Participação em algumas reuniões de trabalho reais como observadores. 
      •  Propostas de supervisão, contraste e ação nessas reuniões. 

      • . Diagnóstico sistêmico: "Qual é o nosso ponto de partida como equipe?"
      •  Visão pessoal: "O que me desafiaria a tirar o melhor de mim?"
      •  Visão compartilhada - imagem do futuro: "O que queremos construir aqui? Aonde vamos?

      •  Plano de ação e acompanhamento.
      •  Uma reunião trimestral fora do escopo de trabalho usual. 

      •  Haverá também um trabalho pessoal com o líder da equipe e sessões individuais de coaching.

A metodologia é ativa, experiencial, sistêmica, construtivista, com ferramentas de conversação e de grupo.

Dentre os benefícios, processo fornece o alinhamento dos membros da equipe para o mesmo objetivo, responsabilidade e compromisso pessoal, aumentando a motivação, a pro-atividade e o envolvimento dos membros da equipe. 


Proporciona o Esclarecimento de um horizonte comum e um plano de ação eficaz, levantando as crenças limitantes e abrindo o grupo para possibilitar modelos mentais empoderadores e, dessa forma, instalando a cultura da inovação e criatividade.

As equipes farão reuniões mais eficazes e melhor gerenciamento de seu tempo, com membros mais conscientes de seu compromisso, participando de maneira mais decisiva,  corresponsável, com respeito e aceitação das diferenças. 

 

Ainda ha substancial melhora nos relacionamentos e conversas assertivas, bem como sua agilidade na tomada de decisões e sua capacidade de enfrentar conflitos. 
 

CONTATO

R. Bento de Andrade, 341 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 04503-011

​​

Tel: (11) 98105-8844

paulo@pauloprada.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

© 2023 Paulo Prada - Todos os direitos reservados.

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem