Buscar
  • Paulo Prada

3 Passos para desenvolver a DISCIPLINA que você deseja





Se você se esforça para administrar seu maior recurso, o tempo, é possível que você ainda não tenha dominado a arte das disciplinas diárias. Existe um provérbio que diz:


“Aquele que negligencia a disciplina despreza a si mesmo.”

A decisão mais poderosa que você pode tomar é a de desenvolver o hábito de se focar no que realmente importa. Quando você faz isso, você se sente bem com você mesmo, fica mais produtivo e alcança seus objetivos com mais facilidade e tranquilidade. Ter alta performance é resultado de ser disciplinado.


Gerenciamento de tempo é uma perda de tempo


Soa louco? Para a maioria das pessoas, o gerenciamento do tempo é como correr atra's do próprio rabo: muita atividade; resultados limitados. O que nos limita não é as quantidade de tempo, mas a forma como usamos o tempo que temos. Gerenciamento de tempo é gerenciamento de vida. Gerenciamento de tempo é gerenciamento de valores. Gerenciamento de tempo é gerenciamento de atividades. Não temos controle sobre o tempo, mas podemos escolher como alocaremos nosso tempo. Quando criamos uma rotina diária com disciplina, nossa produtividade sobe e nosso espírito se amplia, e desenvolvemos determinação para alcançar o que queremos.


Mas como desenvolvemos essa disciplina?


Passo 1: Tenha muito claro seus valores.

Se você não sabe o que é importante para você, você passará o tempo fazendo o que não é. Prioridades ignoradas sempre se tornarão urgente, e não saber s diferença entre o que é urgente e o que é importante é a cilada de muitas pessoas.


Quando suas atividades estão alinhadas com o que tem valor para você, você atinge altos níveis de paz interior e elimina o estresse. Todos nós precisamos ter uma compreensão completa daquelas coisas que significam mais para nós. Eu recomendo e treino meus clientes a passar pelo menos 30 minutos por dia em um estado de espírito tranquilo, meditando sobre cada área de sua vida sistematicamente para avaliando se seus valores em cada área estão sendo atendidos.


Roy Disney disse: "Quando os valores são claros, as decisões são fáceis." A decisão sobre o que fazer com o seu tempo deve ser fácil, se você estiver claro sobre seus valores e passar algum tempo revendo-os diariamente. Conhecer seus valores também ajuda a estruturar o que não fazer, o que pode ser ainda mais crítico para seu desempenho. Uma vez que suas áreas de valor estejam claras, aí sim você acaba transformando essa disciplina em hábito.


Passo 2: Feche sua Agenda.

Antes que um hábito seja formado, você deve se comprometer com um comportamento repetido. Criar ritmo e rotina é decidir antecipadamente como será seu dia e semana, detalhadamente, e depois disciplinar-se para viver de acordo com o tempo previsto. Essa disciplina só é possível se há um alinhamento com seus valores e está de acordo com eles.


Tendo esse alinhamento e com prioridades estabelecidas, se desligue do mundo e bloqueie um horário na sua agenda para se dedicar à atividade escolhida. Entenda, esse bloqueio deve ser "inegociável". Não caia nas armadilhas de sua mente que se esforça para te manter na zona de conforto, principalmente quando esta criando a disciplina. Seja responsável e maduro. Comprometa-se consigo mesmo, e cumpra o compromisso como um adulto.


Por exemplo, eu criei um rotina matinal para mim que faz meu dia render e me sinto energizado e entusiasmado todos os dias. Depois de muito estudo e adequações, essa rotina envolve acordar as 5:30AM e até as 9:30AM já meditei, fiz ginástica, escrevi em meu diário, e planejei minhas atividades do dia, entre outras coisas. Essa rotina não aconteceu naturalmente. Foi necessário entender que tipo de vida eu quero viver, definir quem eu quero ser e que legado quero deixar. Houve planejamento e preparação e alinhamento com meus valores. O fato é que temos que por o trabalho, mas fica bem mais fácil quando visualizamos a jornada que queremos trilhar.


Passo 3: Estabeleça seus hábitos.

Por que as pessoas não são tão produtivas quanto poderiam ser? Principalmente porque eles perdem a conexão entre “tentar” ser produtivo e “comprometer-se” a ser produtivo. Há uma diferença. Hábitos só são formados quando o comportamento tentado se torna permanente. Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a manter o foco em criar o hábito de honrar suas disciplinas diárias:


• Seja proativo: Todos que se movem em direção a uma vida mais produtiva não esperam que a vida chegue até eles. Eles saem e fazem acontecer. Eles sabem que tudo tem uma solução proativa. Você pode ficar esperando o dia ideal para começar alguma atividade pela vida toda e esse dia nunca chegar. A mudança deve vir de dentro. Aqui está uma ótima pergunta: se você continuar no caminho em que está agora, sua vida melhorará e te levará a viver a vida dos seus sonhos? A vida nos dá o que você toleramos e aceitamos!


• Não existe multitarefa: Multitarefa é o caminho mais rápido para o baixo desempenho. Já está provado cientificamente que nossa mente só consegue se focar em 1 coisa por vez, pare de dar murro na ponta da faca! A multitarefa só nos faz parecer ocupados, mas a questão chave é: “Ocupado fazendo o quê?”. Pessoas que vivem em alta performance não estão ocupadas; eles são produtivos. Eles dominam a arte de “pensar em uma coisa”. Segundo a Harvard Business Review , “a multitarefa leva a uma queda de 40% na produtividade, aumento do estresse e uma queda de 10% no QI”. UC (Universidade da California) em Irvine diz: “As pessoas gastam uma média de 11 minutos em um projeto antes de serem interrompidos. Eles levam, em média, 25 minutos para voltar ao ponto em que estavam antes da distração. ”


• Pratique “A Regra dos 5 Minutos”: Aprendi uma técnica incrivelmente poderosa de um coach-mentor meu quando eu tinha 31 anos de idade. Ele disse: “Passe 5 minutos a cada hora avaliando como os últimos 55 minutos foram, e corrija”. Comecei a usar essa regra. Surpreendentemente, descobri muitas coisas que estavam no meu caminho, impedindo que eu vivesse a vida da forma que eu sonhava. Eu aprendi a consertar e gerenciar interrupções. Eu aprendi a dizer "não", principalmente à minhas próprias demandas.


Esses 3 passos são uma boa forma de começar a desenvolver a prática de ter disciplina.


Existem técnicas e metodologias para criar disciplina e novos hábitos, mas não se engane, todas elas envolvem o conhecimento e definição de seus valores e alinhamento do que deseja com esses valores.


Tanto na sua vida pessoal com profissional, é importante saber que, no final, sua vida será definida por suas disciplinas diárias, pelos seus hábitos. Os resultados que você atinge, a vida que você vive, depende das escolhas que você faz!! Seu destino está em na disciplina e seus hábitos.

19 visualizações
CONTATO

R. Bento de Andrade, 341 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 04503-011

​​

Tel: (11) 98105-8844

paulo@pauloprada.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

© 2023 Paulo Prada - Todos os direitos reservados.

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem