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  • Paulo Prada

Quer melhorar sua qualidade de vida? Cuide de seu Sono!


Image by Rain Carnation from Pixabay

Você já deve ter escutado que o bem-estar e a saúde plena podem ser alcançados através dos "pilares da vida saudável", hoje vamos falar do primeiro pilar que é o SONO.


O nosso tempo sempre foi escasso, porém hoje em dia existem muitas distrações e disputa por nossa atenção: a internet, o celular, as mídias sociais, Netflix, e tantas outras atrações, que muitos de nós veem sacrificando horas de sono para passar mais tempo fazendo coisas que nos dão prazer imediato. Isso faz com que o sono raramente seja a prioridade e é frequentemente interrompido ou de baixa qualidade.


O sono insuficiente foi identificado como um problema de saúde pública, e além de afetar nosso humor, produtividade e enfraquecer nosso sistema imunológico, a Organização Mundial da Saúde mostrou que a privação do sono tem sido associada a um maior índice de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e depressão, inclusive podendo causar distúrbios mentais crônicos e mortalidade precoce.


A quantidade de sono necessária é individual para cada um de nós, e o correto seria dormirmos quando escurece e acordarmos naturalmente pela manha, porém, como isso não é possível para a maioria de nós, estudos do National Sleep Foundation, dos Estados Unidos, estabelece que a quantidade recomendada de sono ininterrupto para adultos a partir dos 18 anos é de 7 a 9 horas por noite.


Independente de sua qualidade de sono, experimente estas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:


1) Crie uma rotina: estabeleça um horário fixo para dormir e acordar todos os dias. Nossa mente e corpo gostam da rotina e isso torna mais fácil e rápido o adormecer e o despertar.


2) Desacelere após anoitecer e apazigue seus pensamentos e relaxe: não faça atividades que acelere seu ritmo, como ficar na frente de qualquer tela, fazer ginastica ou tomar café. Programe-se para jantar cedo, pelo menos 3h antes de se deitar já que para dormirmos bem, precisamos muito sangue disponível para o cérebro, o que não acontece durante a digestão.


3) Certifique-se que que seu quarto esteja totalmente escuro. As células de nosso corpo são fotossensíveis, e qualquer luminosidade – inclusive aquela gerada por aparelhos eletrônicos – confundem nosso organismo e dificulta a entrada em sono profundo.


Se gostou comente aqui, e fique atento ao próximo post que iremos abordar o segunda pilar da vida saudável

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