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  • Paulo Prada

Se você consegue mudar, toda sua vida muda



Dando continuidade aos pilares da vida saudável, hoje iremos falar sobre o nosso corpo, a ideia é movimentar-se!


Imagine, o seguinte: o homo sapiens, nós, humanos, da forma que somos hoje, após toda a evolução, já existe ha mais de 50,000 (cinquenta mil) anos, e durante praticamente todo esse tempo até hoje, nossos hábitos e estilo de vida eram muito diferente do que vivemos hoje em dia. Ate a revolução industrial, no começo do século 20, nossa alimentação era totalmente com produtos naturais e a quantidade de comida disponível era limitada. Alem disso, praticamente todo o trabalho era manual, exigindo muito movimento, deslocamento, força e gasto de energia. Principalmente após a segunda guerra mundial, nossa vida mudou muito e os seres humanos como um todo, nunca viveram com tantas facilidades e fartura como hoje em dia. Tudo está ao alcance de nossas mãos e passamos muito tempo sentados no trabalho e para o lazer (hoje em dia se diz que “ficar sentado é o novo fumar”), comemos muito além do que precisamos e muita comida vazia em nutrientes e com muitos produtos aditivos químicos, muita gordura hidrogenada, muito açúcar, e nao nos movimentamos mais como antigamente. Essas mudanças aconteceram muito rápido e, apesar de que toda essa tecnologia trouxe muitos avanços beneficios, essas facilidades da vida moderna estão comprando um custo altíssimo de nós. O importante é salientar que não fomos projetados para esse estilo de vida moderna da forma que estamos vivendo, e os número de pessoas com doenças graves tem mostrado isso, com índice de cancer, diabetes, obesidade crescendo alarmantemente, e nós podemos mudar isso.

Além de uma boa alimentação, a atividade física é vital à nossa natureza e os benefícios vão além de um bom condicionamento físico, já que nosso corpo começa a liberar mais dopamina, serotonina e outros hormônios e enzimas que melhoram o nosso humor, disposição, nossa cognição e nosso sistema imunológico.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (WHO), o estilo de vida sedentário dobra o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, e aumenta os riscos de câncer de cólon, hipertensão arterial, osteoporose, distúrbios lipídicos, depressão e ansiedade.


Segundo as diretrizes tanto da American Heart Association quanto da WHO, recomenda-se no mínimo 150 minutos de atividade aeróbica com intensidade moderada ou 75 minutos de atividade intensa ou de exercício de força, podendo ser uma combinação de ambos, e treinar para aumentar esses tempos gradualmente.


Você tem escolhas a fazer: se você não tem o hábito de se exercitar regularmente, você pode escolher entre deixar tudo como está e esperar seu corpo e mente começarem a soar os alertas, como dores de cabeça, nas articulações, na lombar, cansaço, desanimo, diminuição da libido e até depressão, ou realizar as mudanças que irão te beneficiar.

Você pode escolher entre continuar escravo da preguiça ou tomar atitude para viver uma vida com mais realizações e entusiasmo.


A escolha é totalmente sua ... mas pode contar comigo para implementa-lá.


Compartilhe e comente seus desafios em começar a rotina e fique ligado nas dicas para supera-los!



Referencias:

https://www.heart.org/en/healthy-living/fitness/fitness-basics/aha-recs-for-physical-activity-in-adults

https://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_adults/en/


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